Início > 100 Duvidas > Qual a origem dos símbolos religiosos?

Qual a origem dos símbolos religiosos?

   Todas as religiões possuem um símbolo conhecido. Mas, descobrir a origem de cada… não é uma tarefa difícil. Por que os religiosos possuem seus respectivos símbolos?  Foi ordem dada pelos seus líderes, como Jesus e Maomé?

 É o símbolo proveniente do Cristianismo, a segunda maior religião mundial, sendo o Islamismo a com maior seguidores. A cruz já existia em cultura mesmo antes de Cristo. No século IV, quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz. Tipicamente, a cruz cristã simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo.

Esse é o símbolo islâmico, representado mesmo antes dessa religião. Era possivelmente adoradores da Lua. Diferentemente do Cristianismo, os islâmicos não relevam a Lua crescente. E, assim como Jesus foi o personagem principal no Cristianismo, o islamismo teve como centro o profeta Maomé.

É um dos símbolos judaicos mais conhecidos do mundo. Representa estabilidade, união e equilíbrio entre o Céu e a terra. Davi usava essa estrela nos objetos de guerras como amuleto, assim como nos nossos tempos.

Você se lembra da época nazista do Adolf Hitler, onde era estampado nas fardas esse símbolo? Os nazistas designavam esse símbolo como um significado negativo. Mas na verdade, a suástica representa as quatro estações, os quatro pontos cardeais, etc.

Os chineses criaram esse símbolo do Taoismo visando a importância das sombras originadas pelo Sol. Também discutem a importância da agricultura através do equilíbrio do símbolo, onde se tem uma bolinha da noite na parte do dia e a bolinha do dia na parte da noite.

Símbolo do hinduísmo, o OM é o mantra central. Mantras são uma espécie de auxílio para meditação. Muitas escrituras sagradas hinduístas começa com OM, em português = “aquilo que protege”.

Símbolo da Fé Bahá’í (1844), a estrela de nove pontas representa nove doutrinas, sendo o Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Sabeísmo, Zoroastrismo, Judaísmo, Fé Babí, Budismo e a própria Fé Bahá’í.

Conhecido como Roda do Dharma, o Dharmacakra é o símbolo do Budismo. As oito pontas do símbolo representa oito caminhos que levam a uma vida melhor.


Símbolo so Sikhismo, talvez o khanda seja o mais interessante. Se você olhar atentamente, verá o khanda é constituído de três espadas, sendo uma no centro, uma na direita e a outra na esquerda.
A espada central representa o Deus único e supremo. A espada direita é o poder espiritual, e a esquerda é o poder político. O círculo central representa a perfeição e infinidade do Deus único.

About these ads
Categories: 100 Duvidas
  1. Abril 3, 2010 às 6:15 am

    Como pode?Um conteúdo tao interessante ser tão mal apresentado. Meu sobrinho de 9 anos comentaria melhor.

  2. Abril 3, 2010 às 3:12 pm

    Ok, confesso que esta postagem está um pouco pobre no conteúdo, mas minha síntese não é escrever um livro à cerca desse assunto, mas dar aos visitantes um pouco mais de conhecimento. Ah, fico feliz pelo seu sobrinho, deve ser muito inteligente…

  3. Abril 3, 2010 às 4:22 pm

    Adorei, simples e de fácil entendimento… Não achei mal apresentado!

  4. Abril 3, 2010 às 5:03 pm

    Adorei, simples e de fácil entendimento… Não achei mal apresentado!2

  5. Abril 3, 2010 às 5:21 pm

    Achei muito superficial , é um assunto muito interessante e poderia ter um aprofundamento maior.Cliquei no post porque gostaria de saber um pouco mais além do básico que todo mundo sabe , e sinceramente este não me acrescentou em nada. Não é preciso um livro para fornecer um pouco mais de informação sobre cada símbolo , algumas linhas a mais seriam necessárias.

  6. Abril 3, 2010 às 9:30 pm

    muito bacana esse post, curti mesmo

  7. Abril 4, 2010 às 12:40 am

    … cuidado.. cuidado… informação errada não dá.. reveja a suástica… reveja a suástica..! *pesquise direitinho*.

  8. Abril 4, 2010 às 2:07 am

    quase tudo errado, melhor aprender mais antes de postar as coisas. tem muita gente que acredita em tudo o que lê e termina vivendo com informações erradas gravadas na memoria.

  9. Abril 4, 2010 às 2:38 am

    Parei de ler na metade….

  10. gstmilano
    Abril 4, 2010 às 2:00 pm

    Po meu, aí complica mesmo. Confundir um símbolo indiano que é ilustrado na mão do elefantinho rosa da novela Caminho das Índias com a suástica nazista é brincadeira. Os "ramos" da suástica nazista seguem o sentido horário, e o símbolo indiano seguem o anti-horário. Texto e comentários muitas vezes sem coesão nem concordância…só não parei de ler no meio porque, para criticarmos, temos primeiro que nos informar.

  11. gstmilano
    Abril 4, 2010 às 2:02 pm

    O "símbolo indiano" SEGUE, eu escrevi SEGUEM na terceira linha.

  12. Abril 4, 2010 às 8:28 pm

    …de onde vc tirou a informação de que o Cristiano é a segunda maior religiao do mundo…?

  13. Abril 5, 2010 às 9:52 pm

    Olá pessoal, presentes termos citados acima, covém nós relacionarmos suas criticas a respeito dessa polêmica matéria. O referido sobre o nazismo com a suástica não têm nada a ver com religião. Foi apenas um exemplo de cognificação para melhor entendimento. A suástica é um símbolo do Jainismo, uma das mais antigas religiões da Índia.2. O Cristianismo é a maior religião do mundo, mas o que queríamos dizer é qual a religião que mais cresceu nos últimos tempos, que é o Islamismo.

  14. Junho 14, 2010 às 1:22 pm

    Muito bom :q , parabens, beijos :g

  15. Setembro 26, 2010 às 4:56 am

    realmente, poderia ter sido mais bem elaborado…as explicações estão tao vagas que nao permitem um sequer um entendimento breve. Há uma matéria mais elucidativa na super!

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: