Início > 100 Duvidas > Qual a origem do "kung fu"?

Qual a origem do "kung fu"?

   Apesar da polêmica do envoltório da “Origem dos Símbolos Religiosos“, onde os leitores nos cobraram um conteúdo mais rico sobre a matéria, ainda optamos por trazer mais uma relatividade da coluna ?00 Dúvidas, mas agora sem religião. Trata-se do kung fu, luta conveniente originada da Mongólia à mais de 4 mil anos atrás. Apesar do sucesso, o kung fu, que na verdade não se chama kung fu (como veremos mais adiante), se alastrou pela China e hoje é uma das mais famosas lutas do mundo.

   A verdadeira expressão e significado do kung fu se chama “wushu“, que significa “arte da guerra”, em mandarim. Mas, o sifnificado atual de “kung fu” em cantonês é “trabalho duro”.
   A partir do wushu, foram originadas muitas outras espécies de lutas, desenvolvidas nos maiores templos ocidentais, como o de Shaolin.
   O wushu passou a ser levado à sério à 60 anos atrás, onde foram criadas algumas regras para as lutas, que atualmente são competitivas a cada dois anos.
   Um dos personagens mais influentes do wushu foi o mito Bruce Lee (1940), que por sinal, não era mito nenhum. em fator da tecnologia, o cinema foi um tópico relevante para o espalhamento da arte da guerra, e como nesses tempos os efeitos especieais eram escassos, as lutas tinham que ser porrada-a-porrada, de verdade.
    Bem, ao longo de seus 33 anos, Bruce Lee também desenvolveu um estilo de luta chamado de Jeet Kune Do, onde usou sua experiência de filósofo (Ele formou-se em Filosofia).
   Já as mulheradas passaram a se envolver no wushu cerca de 500 anos depois, e ainda hoje provam destaque em combates.


POR DENTRO DAS LUTAS
   Sendo categorizada nas artes marciais, além das mãos e dos pés, o kung fu também engloba algumas ferramentas de duelo, como a Bian, uma pequena espada; Dan, uma espécie de tridente; Dao, que é semelhante à um facão; e Martelo, uma corda longa onde se coloca um peso em suas extremidades.
   As lutas oficiais são disputadas geralmente em um relevo quadriculado e pode durar até 5 minutos. ao todo são 13 árbitros, três se responsabilizam pela orientação na luta e o restante se encarrega das notas. Lembrando que a luta é decidida por pontos ou por nocaute.
   Os pontos são recolhidos por complexidade e dificuldade. Por exemplo, acertar a cabeça do adversário vale mais que acerta os pés, assim quanto mais alto seu golpe for preciso, melhor.
   O kung fu, além de ser cultural, hoje ainda faz sucesso em cinemas, multimídias, internet, etc. Mas, o wushu não se limita apenas ao mundo ocidental. Essa arte de guerra está presente mundialmente e você não precisa ser um Bruce Lee ou um Jack Chan para entendê-la.

Categorias:100 Duvidas
  1. Abril 20, 2010 às 1:38 pm

    so mais do jui jitsu

  2. Abril 25, 2010 às 12:42 pm

    jui jitsu?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: