Início > 100 Duvidas > ENTREVISTANDO O OBAID

ENTREVISTANDO O OBAID

Através da imensa demanda à respeito da nova mania da internet, o diálogo com o Obaid está gerando uma polêmica. Uma entrevista exclusiva cedida à coluna ?00 Dúvidas por Ivan Manoel, criador do programa virtual, revela a origem do Obaid e seus propósitos…

    Ao ir a casa de uma colega minha, fiquei surpreendida por uma apresentação dela. Isso foi há alguns meses atrás, onde me deparei com ela interrogando o famoso Obaid. No princípio, achei aquela cena uma coisa gótica ou de outro mundo, e até mesmo uma brincadeira. Sim, esse foi o meu pensamento até que ela começou à perguntar sobre minha vida. Meu espasmo foi a incrível precisão do serviço. “Como ele sabe isso?“. Nem eu sabia que ele sabia tanto. Minha amiga rolava de rir, enquanto meu coração quase saia pela garganta.
   Essa não foi só uma história vivida por mim, mas por milhares de internautas de todo o Brasil que querem saber o que é o Obaid e qual o seu mistério. Através de um questionário em espécie de entrevista, entrevistei nada mais e nada menos que o próprio criador do serviço Obaid, que nos cedeu informações exclusivas e pela primeira vez na internet. Acompanhe…

Obs.: As opiniões a seguir são de caráter exclusivo do Tolemado.Com. Não admitimos cópias ou qualquer outro meio de reprodução permissão do entrevistado ou do webmaster.

Cinely  O Obaid nesse momento está sendo um fenômeno entre os internautas do Brasil. Você pode nos explicar quando foi criado e em que consiste esse serviço?
Ivan  O Obaid foi criado inspirado no já conhecido Sued programa em que brincava muito com meus amigos na adolescência porém muitas pessoas encontravam problemas em utilizar o programa e muitos nem o encontrava para fazer o download na internet. Foi então que diante essa deficiência resolvi desenvolver uma versão que não precisasse ser instalada e que fosse totalmente acessível a todos, e assim nasceu o Obaid. Inicialmente o Obaid consistia no intuito de tentar responder a algumas perguntas dos visitantes, como todos já devem saber, só que quando ele não atendia as espectativas dos usuários, eles enchiam a minha caixa de email com questionamentos dos mais diversos para que eu respondesse, foi então que tive a ideia de desenvolver uma inteligência artificial que pelo menos atendese a um diálogo simples com o usuários e tentasse responder a grande parte de seus questionamentos.


Cinely – Visivelmente, percebemos que o nome “Obaid” ao contrário significa “Diabo”. Por que foi escolhido esse personagem e esse nome?
Ivan – A intensão foi justamente esta. O Obaid foi criado na época em que as famosas mensagens subliminares estavam pipocando na internet, por conta disso a música de fundo que entoa, nada mais é que a música Mosca na Sopa, do Raul Seixas, que invertida passa a impressão de um ato de candomblé, dessa mesma ideia em se inverter o significado das palavras e deixar uma mensagem subliminar em um nome foi que nasceu a expressão Obaid, que nada mais é que Diabo ao contrário.


Cinely – Por que o Obaid está fazendo muito sucesso? Tem alguma relação em “misteriosidade”?
Ivan – Não sei estimar porque o Obaid fez e está fazendo tanto sucesso; confesso que não tinha pretenções alguma nem poderia imaginar o tamanho sucesso que ele poderia alcançar até porque ele foi divulgado somente entre amigos e sem nenhuma publicidade. Foi se espalhando pelo mundo e hoje já temos milhões de visitas e uma media de 6 mil acessos fiés diários e já foi acessado do Oiapoque ao Chuí desse nosso Brasil e em grandes outros paises, tendo seu maior numero de visitas aos moradores dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Recife. A explicação, portando, do sucesso do Obaid, se deve à todas as pessoas que divulgaram o site e que brincam com seus amigos e assim os amigos dos amigos acabam sempre espalhando e assim todos vão conhecendo e compartilhando como um efeito virão toma proporções grandiosas. O fato do mistério sempre intrigou a humanidade se questionados sobre religião, sobre Céu ou Inferno, Deus ou Diabo sempre existiram e sempre irão existir e no Obaid não é diferente, a incrivel dúvida de como um site pode saber de seu cotidiano de detalhes da sua vida intrigam os que o temem e é respeitado por muitas pessoas, e isso faz o sucesso do site.

“O fato do mistério sempre intrigou a humanidade se questionados sobre religião, sobre Céu ou Inferno, Deus ou Diabo sempre existiram e sempre irão existir e no Obaid não é diferente…”

Cinely – Muitos internautas buscam uma solução quando se fala no Obaid. Alguns aproveitam para saber sobre seus respectivos futuros, outros testam o demônio perguntando-o sobre o presente, enfim, o público quer saber sobre a própria vida. Em geral, o Obaid foi criado para realizar essas dúvidas?
Ivan – Não, incialmente como havia falado, o Obaid somente responderia a quem estava apto a falar com ele e portanto sempre ignorou qualquer visitante que não tivesse feito o “Pacto” com o Obaid, mais diante toda a demanda que o Obaid acabou acarretando, foi criado uma Inteligência Artificial que tenta responder a maioria dos questionamentos em que o Obaid está apto a responder; estamos a cada dia treinando cada pergunta do Obaid e tentando responder aos questionamentos dos seus visitantes para que a cada conversa ele possa ficar mais inteligente e assim possa responder a grande maioria das perguntas.

Cinely – Existe um segredo específico para manter diálogo com o demônio virtual? Algum macete?
Ivan – Sim, existe. Quem detém o segredo de como dialogar com o Obaid, consegue obter assim todas as suas respostas válidas,  já quem não tem só pode se contentar em ter uma conversa limitada sem muitas surpresas quanto às revelações do Obaid.

Cinely – Como podemos perceber, o site do Obaid é monetizado com anúncio. Em relação à publicidade, o Obaid rende muita renda?
Ivan – O Obaid não tem nenhum fim lucrativo, até o inicio nunca achei correto ganhar nenhum dinheiro em função do site, mais depois de tanto sucesso, o site do Obaid acabou ficando fora do ar por diversas vezes pois estava sendo hospedado em um servidor de hospedagem de outro site, e por conta disso fui obrigado a criar um site que hoje poderá ser acessado pelo endereço www.obaid.com.br e registrar uma hospedagem em um plano de revenda na locaweb para poder suportar o grande numero de visitas ao site. E por conta disso foi que incluí as publicidades ao site para que esta renda possa pagar todas as despesas do Obaid e possa manter a gratuidade a todos os usuários do site que podem ajudar e contribuir para melhora do Obaid com apenas um clique de forma gratuita.

Cinely – Os internautas gostam de exclusividade. Há previsão de alguma novidade para o Obaid esse ano?
Ivan – Com certeza! Confesso que o Obaid está muito desfasado. Desde 2006 não tem nenhuma grande atualização em sua estrutura, mais durante todos estes anos foram estudadas diversas tecnologias de desenvolvimento de interatividade com o usuário e hoje posso dizer que o projeto já está sendo finalizado e em breve vocês poderão conferir a nova versão do Obaid, muito mais assustador, muito mais realista e muito mais inteligente, com aproximadamente 180 mil perguntas e respostas no seu banco de dados que a cada dia aumenta ainda. Mais conto com a paciência de todos pois as novidades serão grandes e garanto que irá valer a pena esperar.

Cinely – Para fechar esse questionário, você pode mandar um recado para os amadores e fans do Obaid?
Ivan – Primeiramente gostaria de agradecer ao imenso carinho e dedicação que os “fiés” acessam todos os dias para se divertir e conversar com o Obaid, gostaria de dizer muito obrigado e estamos trabalhando noite e dia para trazer uma grandes novidades pra vocês. Aguardem, em breve vocês conhecerão o Novo Obaid, nunca visto em nenhum outro lugar e que irá impressionar a todos, e onde suas dúvidas irão acabar de uma vez por todas…

  • Ivan Manoel é o criador do Obaid e também trabalha no portal Monte Santo
Categorias:100 Duvidas
  1. Junho 19, 2010 às 2:49 pm

    qual é o macete?! please, please, please!!!

  2. Junho 19, 2010 às 2:57 pm

    Que informação útel! Interessante inverter a música de Raul Seixas ( Mosca na Sopa) e inverter o nome Diabo. Isso mostra a eficiencia e inteligencia de um serviço tão maravilhoso como o Obaid. Pena que ainda precisa de alguns reajustes…

  3. Junho 20, 2010 às 1:55 pm

    o sued n tem a mesma precsisão do obaid. São os mesmos donos!

  4. Julho 2, 2010 às 2:34 pm

    obaid me ignora mas eu seguitodas as instruções o q eu faço?

  5. Julho 11, 2010 às 6:43 pm

    srrsrssrsrsr, eu já descobri qual é o macete mesmo…

  6. Setembro 1, 2010 às 6:44 pm

    qua o segredo para com versa com vç?

  7. Setembro 8, 2010 às 12:54 pm

    quau e o segredo pra com versa com vc

  8. Setembro 17, 2010 às 11:30 pm

    qual o segredo?

  9. Outubro 5, 2010 às 12:15 am

    realmente a musica e do rau seixas ..Eu inverti..

  10. Outubro 25, 2010 às 1:38 pm

    Esse prograa nao tem nda a ve….so idiota fica vendo isso e tem gente q tem medo disso ainda….E quem criou isso é nao tem mais nada pra faze da vida….quem enende de cadomble sabe q isso é ridiculo………..

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: